Perguntas frequentes
 

1. Nunca acessei o “Empresa Fácil”, preciso de um login:

Acesse a página inicial do “Empresa Fácil”, e clique em “Gerenciamento do cadastro mobiliário, alteração, encerramento ou recadastramento” > “Clique aqui para solicitar acesso ao sistema” > irá responder algumas perguntas sobre a empresa e conseguirá o acesso.

2. Já acessei o “Empresa Fácil”, mas, esqueci a senha:

Caso já tenha acessado, mas não se recordar da senha, clique em “Clique aqui para recuperar a senha” e conseguirá recuperar através do endereço de e-mail cadastrado.

3. Se respondeu às perguntas incorretamente:

Se respondeu às perguntas, mas deu respostas incorretas, aguarde 24 horas e repita o processo até conseguir finalizar.

4. Como realizar cadastro de contador/escritório de contabilidade:

Acesse a página inicial do “Empresa Fácil”, e clique na aba “contadores” > solicitação de cadastro de novo contador ou escritório de contabilidade > iniciar preenchimento do formulário e anexar os documentos obrigatórios. Em caso de dúvidas referente ao preenchimento, acesse o manual que se encontra na página inicial do “Empresa Fácil”.

5. Empresa ainda não tem inscrição municipal. Como obter?

Para obter inscrição da empresa, basta iniciar o procedimento no REDESIM SP, realizando a viabilidade e aguardar a aprovação do protocolo. Após, acesse o “Empresa Fácil” clique em “Solicitação de abertura de cadastro mobiliário”> “Solicitar abertura de cadastro mobiliário de empresa constituída através do Via Rápida Empresa” > iniciar o preenchimento do formulário eletrônico. Finalizado esse procedimento, a inscrição ficará “pendente”, o que significa que está aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário. Aguarde até receber um e-mail de deferimento da inscrição. Após o deferimento da inscrição no Empresa Fácil, aguarde, pois as informações levam alguns dias para migrar para o sistema interno da Prefeitura e sistema emissor de notas.

6. Como obter inscrição municipal de “autônomo”?

Para obter a inscrição municipal de autônomo (pessoa física), não é necessário realizar os procedimentos no REDESIM SP. Basta acessar “Empresa fácil” > “Solicitação de abertura de cadastro mobiliário” > “Solicitar abertura de cadastro mobiliário como Pessoa Física” > iniciar o preenchimento do formulário eletrônico e anexar os documentos (documento com foto e comprovante de endereço do estabelecimento onde prestará o serviço em nome do autônomo ou contrato de aluguel onde comprove a locação do imóvel para autônomo). Para profissões que possuem conselho de classe, favor anexar carteirinha contendo o devido registro. Finalizado esse procedimento, a inscrição ficará “pendente”, o que significa que está aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário. Aguarde até receber um e-mail de deferimento da inscrição.

7. Como obter inscrição municipal para MEI:

Para dar início à inscrição de Microempreendedor Individual basta que seja solicitada uma viabilidade no evento 999 no REDESIM SP. Feito isso, acesse o “Empresa Fácil” > “Solicitação de abertura de cadastro Mobiliário” > “Solicitar abertura de cadastro mobiliário de empresa constituída através do Via Rápida Empresa” > iniciar o preenchimento do formulário eletrônico. Finalizado esse procedimento, a inscrição ficará “pendente”, o que significa que está aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário. Aguarde até receber um e-mail de deferimento da inscrição. Após o deferimento da inscrição no “Empresa Fácil”, aguarde, pois as informações levam alguns dias para migrar para o sistema interno da Prefeitura. Ou Poderá comparecer diretamente no Poupatempo Ribeirão Preto – (Avenida Pres. Kennedy, 1500 – Ribeirânia) que será providenciada a inscrição municipal gratuitamente. Para agendamento no Poupatempo, basta entrar no site (www.poupatempo.sp.gov.br/ )

8. Como proceder se sua solicitação de inscrição municipal foi indeferida

Inicie o procedimento no REDESIM SP, realizando a viabilidade e aguardando a aprovação do protocolo. Após, acesse o “Empresa Fácil” clique em “Solicitação de abertura de cadastro Mobiliário”> “Solicitar abertura de cadastro mobiliário de empresa constituída através do Via Rápida Empresa” > iniciar o preenchimento do Formulário Eletrônico. Finalizado esse procedimento, a inscrição ficará “pendente”, o que significa que está aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário. Aguarde até receber um e-mail de deferimento da inscrição. Após o deferimento da inscrição no Empresa Fácil, aguarde, pois as informações levam alguns dias para migrar para o sistema interno da Prefeitura e sistema emissor de notas.

9. Como proceder se sua solicitação de inscrição municipal de autônomo foi indeferida

Acesse “Empresa fácil” > “Solicitação de abertura de cadastro Mobiliário” > “Solicitação de abertura indeferida” > “Solicitar abertura de cadastro mobiliário a partir de uma solicitação indeferida” > inicie o preenchimento do formulário e anexar os documentos (documento com foto e comprovante de endereço). Finalizado esse procedimento, a inscrição ficará “pendente”, o que significa que está aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário. Aguarde até receber um e-mail de deferimento da inscrição. Ou Poderá comparecer diretamente no Poupatempo Ribeirão Preto – (Avenida Pres. Kennedy, 1500 – Ribeirânia) que será providenciada a inscrição municipal gratuitamente. Para agendamento no Poupatempo, basta entrar no site (www.poupatempo.sp.gov.br/ )

10. O que faço quando não consigo realizar o cadastro devido a “erro de zoneamento”

Entre em contato com Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano – Rua Jacira, 50 / (16) 3977-9561 ou através do e-mail empresas.planejamento@rp.ribeiraopreto.sp.gov.br

11. Preciso realizar alterações no cadastro da Empresa (alterações de Razão social, atividades, quadro societário, endereços, etc.)

Para alterar o cadastro da empresa no sistema basta realizar a viabilidade no REDESIM SP. Feito isso e após aprovação, a informação migra de forma automática para “Empresa fácil”, e ficará “pendente”, o que significa que está aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário.

12. Alteração de autônomo

Acesse o cadastro municipal do contribuinte na “Empresa Fácil”, clicando em cadastro municipal > acessar o cadastro mobiliário municipal > informe o número da inscrição municipal > ações > declaração municipal > alteração.

13. Alteração de e-mail, telefone e endereço de notificação para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

Acesse o cadastro municipal do contribuinte na “Empresa Fácil”, clicando em cadastro municipal > acessar o cadastro mobiliário municipal > informe o nùmero da inscrição municipal > ações > declaração municipal > alteração > e-mail, telefone e endereço de notificação.

14. Como realizar o recadastramento

Acesse o site do REDESIM SP, realize a viabilidade no evento “999” que os dados migram automaticamente atualizando o cadastro da inscrição municipal.

15. Encerramento da Inscrição

Quando é realizada a baixa no CNPJ na Receita Federal, a comunicação se dá de forma automática, e já migra para o sistema, sem precisar de solicitação por parte do contribuinte. Essa comunicação pode levar alguns dias para ocorrer, então se você realizou a baixa, aguarde cerca de 15 dias para verificar se já consta encerrada no município.

16. Encerramento de inscrição municipal devido à mudança de Município

Se for um caso de mudança de município, será necessário solicitar no “Empresa Fácil”. Acesse o cadastro da empresa, e procure por “Encerramentos”, lá terá um campo para anexar documentos, que pode ser o cartão CNPJ, bem como o contrato social constando a mudança.

17. Encerramento de inscrição municipal de autônomo

Caso seja encerramento de inscrição de Autônomo, será necessário solicitar no “Empresa Fácil”. Acesse o cadastro da empresa, e procure por “Encerramentos”.

18. Encerramento de inscrição municipal com data retroativa

Caso precise solicitar a baixa da inscrição com data retroativa, solicite por processo administrativo no site da prefeitura https://ribeiraopreto.solarbpm.softplan.com.br/atendimento/inicio> realizar login e senha > clicar em “Solicitação de serviços” > “Secretaria da fazenda” > procurar o assunto “Encerramento de Firma”. Anexe os documentos pertinentes e aguarde manifestação fiscal.

19. Onde solicitar o licenciamento

A solicitação de licenciamento é realizada no REDESIM SP. Após a solicitação, os dados migram automaticamente para o “Empresa Fácil” e cadastro municipal.

20. Como acompanhar o andamento do licenciamento municipal

Acesse a página inicial do “Empresa Fácil”, e clique em “Gerenciamento do cadastro mobiliário, alteração, encerramento ou recadastramento” > “cadastro municipal” > “acessar o cadastro municipal” > informe o número da inscrição municipal > “ações” > “alvarás de licença de funcionamento e licenciamento” > “licenciamento” > “licenciamento municipal”.

21. Referente ao licenciamento, o que fazer quando o status aparece “pendente de interação com o órgão”

Entre em contato com Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano – Rua Jacira, 50 / (16) 3977-9561 ou através do e-mail empresas.planejamento@rp.ribeiraopreto.sp.gov.br