1. Nunca acessei o Empresa Fácil, preciso de um login: |
• Acesse a página inicial do Empresa Fácil
• Clique em Gerenciamento do cadastro mobiliário, alteração, encerramento ou recadastramento
• Clique em “solicitar acesso ao sistema”
• Selecione Inscrição Mobiliária (Inscrição Municipal)>Consultar |
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2. Já acessei o Empresa Fácil, mas esqueci a senha: |
• Clique em “Recuperar senha” na página inicial
• Selecione Inscrição Mobiliária (Inscrição Municipal)> Consultar
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3. Se respondeu às perguntas incorretamente: |
• Caso tenha respondido incorretamente, aguarde 24h e repita o processo até finalizá-lo. |
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4. Como realizar cadastro de contador/escritório de contabilidade: |
• Acesse a página inicial do Empresa Fácil
• Clique na aba “Contadores” localizada na tarja cinza
• Selecione “Solicitação de cadastro de novo contador ou escritório de contabilidade”
• Inicie o preenchimento do formulário eletrônico e anexe os documentos obrigatórios |
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5. Como inserir/excluir clientes do cadastro do contador/escritório de contabilidade? |
Para realizar essa ação no sistema Empresa Fácil, siga os passos abaixo:
• Clique na aba “Contadores” localizada na tarja cinza da página inicial
• Em “Acesso ao sistema”, clique em Gerenciamento do cadastro mobiliário, alteração encerramento ou recadastramento
• Acesse o cadastro da empresa através de login e senha
• Selecione a opção “gerenciar clientes”
• Adicione ou exclua os clientes conforme necessário
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6. Empresa ainda não tem inscrição municipal. Como proceder |
• Para obter inscrição municipal, inicie o procedimento pelo REDESIM SP, realizando a viabilidade e aguarde a aprovação do protocolo
• Após a aprovação, acesse o sistema Empresa Fácil
• Clique em “Solicitação de Abertura de Cadastro Mobiliário”
• Selecione “Solicitar abertura de cadastro mobiliário de empresa constituída através do Via Rápida Empresa
• Inicie o preenchimento do formulário eletrônico
• Finalizando esse procedimento, a inscrição ficará em situação pendente, aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário
• Aguarde até receber o e-mail de deferimento da inscrição
• Após o deferimento, aguarde até 72h para que as informações migrem para o sistema interno da prefeitura e para o sistema emissor de notas
Obs. Caso ocorra alguma inconsistência no sistema, poderá haver atraso nos processos de abertura.
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7. Como obter inscrição de autônomo? |
Para obter a inscrição municipal de autônomo (pessoa física):
• Acesse Empresa Fácil> Solicitação de abertura de cadastro mobiliário> Solicitar abertura de cadastro mobiliário como Pessoa Física
• Inicie o preenchimento do formulário eletrônico e anexe os documentos obrigatórios (p. expl. documento com foto e comprovante de endereço do estabelecimento onde prestará o serviço em nome do autônomo ou contrato de aluguel)
• Para profissões com conselho de classe, anexar carteirinha contendo o devido registro
• Após envio, a inscrição ficará pendente, aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário
• Aguarde o e-mail de deferimento da inscrição
Obs. Caso ocorra alguma inconsistência no sistema, poderá haver atraso nos processos de abertura.
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8. Como obter inscrição municipal de MEI? |
• Solicite viabilidade no evento 999 no REDESIM SP
• Após aprovação, acesse Empresa Fácil > Solicitação de abertura de cadastro Mobiliário > Solicitar abertura de cadastro mobiliário de empresa constituída através do Via Rápida Empresa
• Preencha o formulário eletrônico e envie a solicitação
• A inscrição ficará pendente, aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário
• Após deferimento, aguarde até 72h para migração dos dados para o sistema da Prefeitura
• Ou compareça ao Poupatempo Ribeirão Preto (Av. Pres. Kennedy, 1500 – Ribeirânia) para obter a inscrição gratuitamente
• Agendamento pelo site: www.poupatempo.sp.gov.br/
Obs. Caso ocorra alguma inconsistência no sistema, poderá haver atraso nos processos de abertura.
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9. Como proceder se sua solicitação de inscrição foi indeferida? |
• Realizar a viabilidade e repita os passos do item 5.
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10. Como proceder se sua solicitação de inscrição municipal de autônomo foi indeferida? |
• Acesse Empresa Fácil > Solicitação de abertura de cadastro mobiliário> solicitação de abertura indeferida
• Selecione Solicitar abertura de cadastro mobiliário a partir de uma solicitação indeferida
• Preencha o formulário eletrônico e anexe os documentos obrigatórios
• Aguarde o e-mail de deferimento da inscrição
• Ou compareça ao Poupatempo (Avenida Presidente Kennedy, 1500 – Ribeirânia)
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11. O que faço se minha atividade não é permitida no local (erro de zoneamento)? |
Entre em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento:
• Endereço: Rua Jacira, 50
• Telefone: (16) 3977-9561
• E-mail: empresas.planejamento@rp.ribeiraopreto.sp.gov.br
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12. Preciso realizar alterações no cadastro de empresa: |
• Para alterar o cadastro da empresa no sistema, realize a viabilidade no REDESIM SP.
• Após a aprovação a informação migrará automaticamente par ao Empresa Fácil.
• Posteriormente, o cadastro será homologado automaticamente.
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13. Preciso realizar alterações de autônomo: |
• Acesse o cadastro municipal do contribuinte no Empresa Fácil
• Clique em Cadastro Municipal > Acessar o Cadastro Mobiliário Municipal
• Informe o número da inscrição municipal
• Vá em Ações> Declaração Municipal > Alteração
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14. Alteração de e-mail, telefone e endereço de notificação para PF OU PJ: |
• Acesse o cadastro municipal do contribuinte no Empresa Fácil
• Clique em Cadastro Municipal> Acessar o Cadastro Mobiliário Municipal
• Informe o número da inscrição municipal
• Vá em ações> Declaração Municipal> Alteração > E-mail, telefone e endereço de notificação
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15. Como realizar o recadastramento? |
• Acesse o site do REDESIM SP
• Realize a viabilidade no evento “999”, permitindo que os dados migrem automaticamente e atualizem o cadastro da empresa
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16. Encerramento de inscrição municipal: |
• Quando ocorre a baixa no CNPJ na Receita Federal, a comunicação ocorre de forma automática.
• Não é necessário solicitação por parte do contribuinte
• Esse processo pode levar alguns dias para ser efetivado
Obs. Caso ocorra alguma inconsistência e a baixa não migre corretamente, a solicitação deverá ser realizada diretamente no sistema Empresa Fácil.
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17. Encerramento de inscrição municipal devido à mudança de município: |
Se for um caso de mudança de município, será necessário solicitar no Empresa Fácil.
• Clique em “Gerenciamento do cadastro mobiliário, alteração, encerramento ou recadastramento”
• Acesse o cadastro da empresa através de login e senha
• Procure por “Encerramentos”
• Lá haverá um campo para anexar documentos, como o cartão CNPJ e o contrato social constando a mudança.
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18. Encerramento de inscrição municipal de autônomo: |
Caso seja o encerramento de inscrição de autônomo, o procedimento deve ser realizado no Empresa Fácil.
• Clique em “Gerenciamento do cadastro mobiliário, alteração, encerramento ou recadastramento”
• Acesse o cadastro da empresa através de login e senha
• Procure por “Encerramento”
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19. Encerramento de inscrição municipal com data retroativa: |
O procedimento segue o item 16. No entanto, o pedido de cancelamento/revisão de débito com data retroativa deve ser feito por processo administrativo no site da Prefeitura:
• Acesse: https://processodigital.ribeiraopreto.sp.gov.br/atendimento/servicos
• Realize login e senha (se não possuir, deverá efetuar o cadastro no sistema SolarBpm)
• Clique em “Solicitação de serviços”> “Secretaria da Fazenda”
• Escolha o assunto pertinente à solicitação
• Anexe os documentos necessários e aguarde manifestação fiscal
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20. Onde solicitar o licenciamento? |
A solicitação de licenciamento deve ser feita no VRE REDESIM SP:
• Após a solicitação, os dados migram automaticamente para o Empresa Fácil e o cadastro municipal
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21. Como acompanhar o andamento do licenciamento municipal? |
• Acesse a página inicial
• Clique em “Gerenciamento do cadastro mobiliário, alteração, encerramento ou recadastramento”
• Escolha “Cadastro municipal” > “Acessar o cadastro municipal”
• Informe o número da inscrição municipal
• Clique em “Ações”> “Alvarás de licença de funcionamento e licenciamento”
• Selecione “Licenciamento”> Licenciamento municipal”
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22. O que fazer quando o status do licenciamento aparece como “pendente de interação com o órgão”? |
Caso apareça o status “pendente de interação do o órgão”, entre em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento:
• Endereço: Rua Jacira, 50
• Telefone: (16) 3977-9561
• E-mail: empresas.planejamento@rp.ribeiraopreto.sp.gov.br
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