1. Nunca acessei o Empresa Fácil, preciso de um login: |
• Acesse a página inicial do Empresa Fácil
• Clique em Gerenciamento do cadastro mobiliário, alteração, encerramento ou recadastramento
• Clique em “solicitar acesso ao sistema”
• Selecione Inscrição Mobiliária (Inscrição Municipal)>Consultar |
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2. Já acessei o Empresa Fácil, mas esqueci a senha: |
• Clique em “Recuperar senha” na página inicial
• Selecione Inscrição Mobiliária (Inscrição Municipal)> Consultar
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3. Se respondeu às perguntas incorretamente: |
| • Caso tenha respondido incorretamente, aguarde 24h e repita o processo até finalizá-lo. |
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4. Como realizar cadastro de contador/escritório de contabilidade: |
• Acesse a página inicial do Empresa Fácil
• Clique na aba “Contadores” localizada na tarja cinza
• Selecione “Solicitação de cadastro de novo contador ou escritório de contabilidade”
• Inicie o preenchimento do formulário eletrônico e anexe os documentos obrigatórios |
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5. Como inserir/excluir clientes do cadastro do contador/escritório de contabilidade? |
Para realizar essa ação no sistema Empresa Fácil, siga os passos abaixo:
• Clique na aba “Contadores” localizada na tarja cinza da página inicial
• Em “Acesso ao sistema”, clique em Gerenciamento do cadastro mobiliário, alteração encerramento ou recadastramento
• Acesse o cadastro da empresa através de login e senha
• Selecione a opção “gerenciar clientes”
• Adicione ou exclua os clientes conforme necessário
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6. Empresa ainda não tem inscrição municipal. Como proceder? |
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7. Como obter inscrição de autônomo? |
Para obter a inscrição municipal de autônomo (pessoa física):
• Acesse Empresa Fácil> Solicitação de abertura de cadastro mobiliário> Solicitar abertura de cadastro mobiliário como Pessoa Física
• Inicie o preenchimento do formulário eletrônico e anexe os documentos obrigatórios (p. expl. documento com foto e comprovante de endereço do estabelecimento onde prestará o serviço em nome do autônomo ou contrato de aluguel)
• Para profissões com conselho de classe, anexar carteirinha contendo o devido registro
• Após envio, a inscrição ficará pendente, aguardando análise pela Divisão de Cadastro Mobiliário
• Aguarde o e-mail de deferimento da inscrição
Obs. Caso ocorra alguma inconsistência no sistema, poderá haver atraso nos processos de abertura.
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8. Como obter inscrição municipal de MEI? |
| Para solicitar a inscrição municipal, primeiramente deve ser
realizada a viabilidade com evento 999 no VRE Redesim. Após
a aprovação da viabilidade, a empresa poderá prosseguir de
duas formas:
1. Pelo Módulo Inscrição Municipal no VRE Redesim
• Ao acessar o modulo será exibido um questionário
para preenchimento da coleta complementar.
• Após o correto preenchimento, o sistema realizará
a validação e emitirá automaticamente o número da
inscrição municipal.
2. Pelo Empresa Fácil
• Selecionando a opção “Solicitação de Abertura de
Cadastro como Pessoa Jurídica (MEI)” e
preenchendo todos os campos necessários
• Nesse caso, o número da inscrição municipal não
será liberado de imediato, pois ficará dependente
de análise humana.
• Ou compareça ao Poupatempo Ribeirão Preto (Av.
Pres. Kennedy, 1500 – Ribeirânia) para obter a
inscrição gratuitamente
• Agendamento pelo site: www.poupatempo.sp.gov.br/ |
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9. Como proceder se sua solicitação de inscrição municipal
de autônomo foi indeferida? |
| • Acesse Empresa Fácil > Solicitação de abertura de
cadastro mobiliário> solicitação de abertura indeferida
• Selecione Solicitar abertura de cadastro mobiliário a
partir de uma solicitação indeferida
• Preencha o formulário eletrônico e anexe os documentos
obrigatórios
• Aguarde o e-mail de deferimento da inscrição
• Ou compareça ao Poupatempo (Avenida Presidente Kennedy,
1500 – Ribeirânia) |
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10. O que faço se minha atividade não é permitida no
local (Análise de viabilidade VRE)? |
| Entre em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento:
• Endereço: Rua Jacira, 50
• Telefone: (16) 3977-9578
• E-mail: organizacaoterritorial.planejamento@rp.ribeiraopreto.sp.gov.br |
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11. Preciso realizar alterações no cadastro de
empresa: |
| As alterações devem ser solicitadas por meio de uma
viabilidade com o evento específico correspondente a cada
tipo de alteração. Após passarem pelo Registro e pelo DBE,
o solicitante deverá acessar o Módulo de Inscrição Municipal
no VRE Redesim para realizar o preenchimento da coleta
complementar. Somente após essa etapa as informações serão
validadas e migrarão para o cadastro municipal. |
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12. Preciso realizar alterações de autônomo: |
| • Acesse o cadastro municipal do contribuinte no Empresa
Fácil
• Clique em Cadastro Municipal > Acessar o Cadastro
Mobiliário Municipal
• Informe o número da inscrição municipal
• Vá em Ações> Declaração Municipal > Alteração |
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13. Alteração de e-mail, telefone e endereço de
notificação para PF OU PJ: |
| • Acesse o cadastro municipal do contribuinte no Empresa
Fácil
• Clique em Cadastro Municipal> Acessar o Cadastro
Mobiliário Municipal
• Informe o número da inscrição municipal
• Vá em ações> Declaração Municipal> Alteração > E-mail,
telefone e endereço de notificação |
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14. Encerramento de inscrição municipal: |
| Quando ocorrer a baixa do CNPJ na Receita Federal, o
requerente deverá acessar o Módulo de Inscrição Municipal
no VRE Redesim, onde será aberto um questionário para
preenchimento. Após o correto preenchimento e finalização,
os dados migrarão automaticamente para o cadastro municipal,
resultando no encerramento da inscrição da empresa. |
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15. Encerramento de inscrição municipal devido à
mudança de município: |
| Se for um caso de mudança de município, será necessário
solicitar no Empresa Fácil.
• Clique em “Gerenciamento do cadastro mobiliário,
alteração, encerramento ou recadastramento”
• Acesse o cadastro da empresa através de login e senha
• Procure por “Encerramentos”
• Lá haverá um campo para anexar documentos, como o cartão
CNPJ e o contrato social constando a mudança. |
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16. Encerramento de inscrição municipal de autônomo: |
| Caso seja o encerramento de inscrição de autônomo, o
procedimento deve ser realizado no Empresa Fácil.
• Clique em “Gerenciamento do cadastro mobiliário,
alteração, encerramento ou recadastramento”
• Acesse o cadastro da empresa através de login e senha
• Procure por “Encerramento” |
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17. Encerramento de inscrição municipal com data
retroativa: |
| Quando a empresa realizar a viabilidade com evento
específico e houver a transferência de município, será
necessário acessar o módulo de inscrição municipal no vre
redesim. Nesse módulo será aberto um questionário, que
deverá ser preenchido corretamente. Após a finalização desse
preenchimento, as informações migrarão para o cadastro
municipal, resultando o encerramento da inscrição da
empresa. No entanto, o pedido de cancelamento/revisão de
débito com data retroativa deve ser feito por processo
administrativo no site da Prefeitura:
• Acesse:
https://processodigital.ribeiraopreto.sp.gov.br/atendimento/servicos
• Realize login e senha (se não possuir, deverá efetuar
o cadastro no sistema SolarBpm)
• Clique em “Solicitação de serviços”> “Secretaria da
Fazenda”
• Escolha o assunto pertinente à solicitação
• Anexe os documentos necessários e aguarde manifestação
fiscal |
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18. Onde solicitar o licenciamento? |
| A solicitação de licenciamento deve ser feita no VRE REDESIM
SP:
• Após a solicitação, os dados migram automaticamente
para o Empresa Fácil e o cadastro municipal |
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19. Como acompanhar o andamento do licenciamento
municipal? |
| • Acesse a página inicial
• Clique em “Gerenciamento do cadastro mobiliário,
alteração, encerramento ou recadastramento”
• Escolha “Cadastro municipal” > “Acessar o cadastro
municipal”
• Informe o número da inscrição municipal
• Clique em “Ações”> “Alvarás de licença de funcionamento
e licenciamento”
• Selecione “Licenciamento”> Licenciamento municipal” |
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20. O que fazer quando o status do licenciamento
aparece como “pendente de interação com o órgão”? |
| Caso apareça o status “pendente de interação do o órgão”,
entre em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento:
• Endereço: Rua Jacira, 50
• Telefone: (16) 3977-95678
• E-mail:
organizacaoterritorial@rp.ribeiraopreto.sp.gov.br |
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